O que precisamos saber…

A dieta sem lactose virou febre! Mais o que é L.A.C.T.O.S.E ?

Significado de Lactose no dicionário: s.f. Química Açúcar de fórmula C12H22O11 existente no leite e que se desdobra em glicose e galactose.

A lactose é  exclusivamente  produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos. É um açúcar exclusivo do leite e seus derivados e pode causar intolerância as pessoas que não produzem a LACTASE (enzima capaz de quebrar a lactose) em quantidades suficientes.  A lactase  quebra as enzimas de lactose e transforma em dois açucares: gactalose e glucose. A lactose é encontrada somente no leite, mas pode estar presente em diversos alimentos e inclusive em medicamentos que são compostos de leite. A intolerância a lactose é mais comum em negros, indígenas, asiáticos e hispânicos.

A incapacidade do corpo de digerir a lactose pode ocorrer em três momentos distintos da vida:

  1. Desde o nascimento conhecida como intolerância congênita à lactose, é um caso mais raro, mais pode acontecer quando o recém-nascido herda dos pais os genes  da intolerância a lactose. Bebês prematuros possuem maior predisposição a possuírem essa intolerância já que a produção de enzima da lactase se dá no final da gestação;
  2.  Quando é resultado de alguma doença  que afeta o intestino delgado, como a doença celíaca e a doença de Crohn ou devido a alguns tratamentos, cirurgias entre outros onde é  conhecida como intolerância secundária,  nesses casos á intolerância pode ser irreversível;
  3. E por fim a intolerância primária que se desenvolve aos longos dos anos e normalmente pode ser percebido em pessoas mais velhas, o ser humano vai perdendo a produção de lactase ao ingerir  novos alimentos, já que a lactose é presente em maior quantidade quando ainda somos recém-nascidos onde o leite é a fonte principal de alimentação.

As pessoas que sofrem da intolerância a lactose podem observar os seguintes sintomas no organismo:  dores abdominais, diarreias,  náuseas e vômitos e inchaço, esses sintomas podem ser observados até duas horas após a ingestão de produtos que possuem a lactose, em casos mais graves da doença é possível observar a desnutrição e a perda de peso.

Ainda deve-se observar que existe além da intolerância a lactose a alergia as proteínas do leite onde o organismo entende que essas proteínas são um inimigo e o sistema imunológico atua tentando combater esses inimigos trazendo sintomas parecidos com o da alergia à lactose, sendo que no caso de alergia normalmente os sintomas são mais fortes enquanto os sintomas de intolerância são mais brandos.

Prevenção e tratamentos

Não existe prevenção conhecida  para o caso de intolerância a lactose já que a mesma não é considerada uma doença e sim uma carência no organismo de produzir a lactase, mas o consumo moderado de produtos que possuem a lactose pode ajudar a diminuir o risco do aparecimento dessa carência.

Não há nenhum tratamento especifico para essa intolerância, mas os médicos indicam a ingestão de lactase na dieta, essa ingestão pode ser feita através de comprimidos mastigáveis ou cápsulas e ainda a substituição do leite de vaca por outros tipos de leites como o leite de cabra.

Descobrimos o que é lactose e podemos chegar a conclusão que ela não faz mal a saúde de uma forma geral, mas não devemos exagerar no consumo de leites e seus derivados.

Gostaram???

Beijoksss…

Anúncios
Este post foi publicado em 09/07/2015 às 06:00. Ele está arquivado em Alimentação e marcado , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: