Leite: Quando devemos cortar esse alimento da dieta?

Imagem Google

No dicionário leite significa: s.m. Líquido produzido pelas fêmeas dos mamíferos, alimento completo que assegura a subsistência na primeira fase da vida, graças à sua riqueza em gorduras, proteínas, lactose, vitaminas e sais minerais.
Tudo que tem aparência de leite: leite de amêndoas, de coco.

O leite é um dos alimentos mais consumidos em todo mundo à muitos anos, mais o leite de vaca passou a ser consumido com o inicio da agricultura e a domesticação de animais, dados dizem que atualmente são consumidos cerca de 600 milhões de toneladas de leite anualmente, a Índia se destaca como a maior produtora de leite do mundo, o Brasil fica em 5º lugar no ranking, sendo Minas Gerais o maior produtor de leite do país. No ultimo dia 24 de junho foi comemorado o Dia Internacional do leite, e esse alimento é um assunto de questionamento entre os especialistas da saúde, há aqueles que defendem o consumo especialmente por ser uma das principais fontes de cálcio para o organismo, sendo que um copo de 250 ml de leite de vaca contém 32% da necessidade diária recomendado de cálcio, outros já criticam alegando que esse alimento traz malefícios.

O leite é um alimento característico dos mamíferos e é a nossa primeira fonte de alimentação assim que nascemos. Para o consumo humano o leite mais comum e o leite gerado por nossas mães ou o leite de vaca, mas a uma grande diversidade de leites exóticos consumidos pelo mundo a fora é o caso do leite de: camelo na África, cabra no nordeste brasileiro, égua na Ásia Central, cervídeos (renas, alces) no Ártico, búfala na Europa, e também leite de ovelhas, lhamas, alpacas e iaques, o leite industrializado é classificado em tipo: A, B, C, que normalmente são pasteurizados e o leite longa vida que sofre um processo de esterilização.

O leite possui vitaminas A, B e D entre outras, minerais cálcio e fósforos e proteínas que são essenciais à manutenção da saúde. O consumo do leite é fundamental durante toda a vida já que esse alimento é rico em nutrientes bem específicos que são de fácil absorção pelo nosso organismo, vejamos;

  • Em crianças até os 6 anos de idade é fundamental para o desenvolvimento de dentes e ossos;
  • Dá adolescência até cerca de 30 anos idade influencia no fortalecimento dos ossos;
  • Depois dos 30 anos ajuda na prevenção de osteoporose já que a partir dessa idade o organismo perde naturalmente cálcio.

O consumo do leite ajuda na prevenção de doenças crônicas, nutrição, energia e vigor, já que é um alimento rico em diversos nutrientes, então vamos conhecer outros benefícios do consumo do leite para nossa saúde:

Apresentação1

Por que não consumir leite?

Um dos principais motivos para não se consumir o leite abordado por especialistas e protetores dos animais é a forma brusca em que muitas das vezes os animais são tratados, as vacas são submetidas a processos de inseminação um atrás do outro, além do uso de medicamentos para aumentar a produção de leite e também a traumas como a retirada da cria, violência, cativeiro e dor sendo assim o leite que vai parar nas nossas mesas não seriam orgânicos, já outro questionamento é que nós humanos somos os únicos animais a continuar tomando leite na fase adulta e ainda leite de outra espécie, defende-se que o leite seria bom só para a própria espécie sendo assim o leite humano teria nutrientes apropriado para o desenvolvimento humano e o leite de vaca, por exemplo teria nutrientes específicos para o desenvolvimento de suas crias.

Desde a década de 1960 passou se observar alguns malefícios apresentados pelo nosso organismo devido ao consumo do leite e seus derivados, pesquisas apontam que países onde o consumo de leite é menor sofrem menos com doenças. E alguns especialistas dizem que algumas doenças como: alergias, infartos e osteoporose se agravam com o consumo do leite, já doenças como: alergias, bronquites, rinites, falta de concentração, enxaqueca, celulites, entre outras surgem com o consumo desse alimento.

A conclusão que podemos chegar é que ainda vai demorar até chegarem há um veredito final sobre o consumo do leite, enquanto isso nos resta não exagerar no consumo e procurar outras fontes de alimentos vegetais como: nozes, castanhas, folhas verdes que possuem os mesmos nutrientes que o leite.

Beijokssss e MUuuMUuu para vcs!!!

Anúncios
Este post foi publicado em 07/07/2015 às 06:00. Ele está arquivado em Alimentação e marcado , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

2 opiniões sobre “Leite: Quando devemos cortar esse alimento da dieta?

  1. Muito legal o post!
    Estou tendo que me adaptar a uma dieta com redução de leite de origem animal e realmente faz a diferença no bem-estar geral.
    abraços,
    Bianca
    alimentaacao.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: